segunda-feira, 28 de maio de 2012

CULTURAS INDÍGENAS...O Silêncio...



Nós os índios, conhecemos o silêncio. 
Não temos medo dele. 
Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. 

Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento.


 "Observa, escuta, e logo atua", nos diziam. 

 Esta é a maneira correta de viver. 

Observa os animais para ver como cuidam se seus filhotes. 
Observa os anciões para ver como se comportam. 
 Observa o homem branco para ver o que querem. 

 Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás. 

Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar. 
Com vocês, brancos, é o contrário. 
Vocês aprendem falando. 

 Dão prêmios às crianças que falam mais na escola. 

Em suas festas, todos tratam de falar. 

No trabalho estão sempre tendo reuniões nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes. 


 E chamam isso de "resolver um problema". 

 Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. Precisam preencher o espaço com sons. 
 Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer. 

Vocês gostam de discutir. 
 Nem sequer permitem que o outro termine uma frase. 

 Sempre interrompem. 
Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. 
 Se começas a falar, eu não vou te interromper. 

Te escutarei. 


 Talvez deixe de escutá-lo se não gostar do que estás dizendo.

 Mas não vou interromper-te. 
Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante. 

Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. 
 Terás dito o que preciso saber. 

 Não há mais nada a dizer. 
 Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês. 

Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes.

 Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio. 

 Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la. 

Existem muitas vozes além das nossas. 

 Muitas vozes. 

Só vamos escutá-las em silêncio.




3 comentários:

infinitoamanajé disse...

Que maravilha! Seu blogue é um dos mais bonitos que já vi. Eu te abençoo e sou grato.

ELANE, Mulher de fases! disse...

Carla, arrasou menina, amo os índios, aliás, minha trisavó paterna, era índia...tenho a boca deles,kkk, ainda chego ao menos na terça parte da sabedoria deles...fui criada na fronteira do Paraguay, perto de Guaíra, a cidade é Terra Roxa e tem um sítio arqueológico que se chama Ciudad Real Del Guairá, e a história é muito triste...qdo dizimaram os índios...´tem em Guaíra uma Igreja Jesuíta, linda, depois postarei no meu blog...bjooo,parabénss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.