quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Um Santo Remédio Para A Alma...


Paz

Todos querem a paz. Mas será que fazemos a nossa parte nessa missão? Há pessoas que a alegam que a paz está nas mãos dos governantes e que são eles os grandes culpados pelas tragédias que acontecem diariamente. Qual será a nossa parcela de culpa nisto?

Nada como a paz para viver bem
Na verdade, a paz mundial depende realmente das decisões tomadas pelos grandes, que detêm o poder de iniciar ou findar novos conflitos e guerras. Mas a paz é somente isto? Obviamente, a resposta é "não". As pessoas comuns podem muito bem evitar as discórdias que surgem a todo o momento em nossas vidas, como uma discussão ferrenha em família, intrigas no trabalho, na escola...
Desacordos como estes tiram-nos a paz, provocam-nos stress, cansaço, irritação e até mesmo doenças, como a depressão. Todos estes prejuízos provocados no nosso corpo e na nossa espiritualidade podem ser afastados com simples mudanças de atitude no nosso dia-a-dia.

A paz interior
A primeira grande transformação deve vir de dentro. Aprender a obter a paz interior é um exercício que deve ser feito com muita disciplina. Quem consegue manter um estado de espírito calmo e cultiva bons pensamentos está no caminho certo. Mesmo nas fases difíceis, é preciso ter equilíbrio e lembrar-se sempre de que a mão de Deus é maior que qualquer obstáculo terreno.
Agradecer a Deus pela vida e saber encontrar o lado positivo de toda as coisas também auxilia muito. Pare para pensar: somente o facto de ter a consciência de que há uma força maior, encarregado de nos reger e iluminar, já não é motivo suficiente para sermos felizes?
Meditação, orações e até exercícios físicos são grandes aliados, que nos fazem construir bases fortes contra a violência. A partir de então, é possível combatê-la no relacionamento com os outros.

Mas o que é a violência?
A violência pode estar tanto num simples gesto dentro de casa, quanto num assalto no meios da rua. Tudo depende da intensidade com que ela é cometida. Às vezes, uma palavra maldosa num momento mau pode ser mais forte do que nos roubarem um bem pessoal em plena luz do dia.
As raízes da violência urbana certamente estão na miséria que ronda as nossas cidades. Porém, outros problemas que assombram a nossa tranquilidade, como o desemprego, a insatisfação no trabalho e a falta de dinheiro, fazem-nos impacientes com o próximo. E isso é um tipo de violência mascarada, que faz mal a quem sofre e também a quem a pratica.

A busca pela paz é colectiva
Obtendo a paz interior, é preciso irradiá-la para o próximo. De nada adianta ser uma pessoa pacífica, se aquelas que o rodeiam não seguem a mesma postura que você. Por isso, é extremamente positivo levar boas palavras a quem necessita de ajuda e tentar mostrar, mesmo àquelas que não querem, a importância de dizer "não" às agressões do quotidiano.
Uma maneira de proporcionar paz às pessoas é estar sempre alegre. Quem não conhece alguém que leva alegria a todos os ambientes, simplesmente por estar presente neles? A alegria é contagiante, e a maioria das pessoas anseia experimentá-la. Estar alegre é uma manifestação de felicidade espontânea, observada principalmente nas crianças, talvez pela sua pureza de espírito.
Para demonstrar o seu carinho pelo próximo, não se esqueça de ser gentil e de distribuir sorrisos e abraços a quem está ao seu lado, como os seus familiares e amigos. Isso alivia as tensões do dia-a-dia e dá um colorido especial à rotina de todos.

(in "Preces e Orações")

Nenhum comentário: