sábado, 13 de setembro de 2008

O mestre e a rosa


O mestre chamou os seus três discípulos e disse:

  • Eu tenho dedicado estes últimos anos a ensiná-los. Como recompensa eu gostaria que cada um me trouxesse um presente.

Os três, conhecedores da sensibilidade do mestre, sabiam exatamente o que ele queria e saíram a procurar.

Uma hora depois chegou o primeiro, todo feliz, entregou o seu presente ao mestre dizendo:

  • Trouxe esta rosa. Os malditos espinhos me arranharam todo, mas eu consegui pegá-la.

O mestre agradeceu o presente.

Em seguida chegou o outro discípulo, todo radiante, entregou o seu presente ao mestre dizendo:

  • Mestre, eu te trouxe esta bela rosa. Os espinhos a protegiam, mas eu consegui alcançá-la.

O mestre sorrindo agradeceu o belo presente.

Muito tempo depois chegou o terceiro discípulo. Estava triste e cabisbaixo. Envergonhado perante seus amigos, disse ao mestre:

  • Mestre, eu encontrei a mais bela de todas as rosas, mas não tive coragem de arrancá-la. Eu preferi deixá-la irradiando sua beleza para todos que por ali passassem.

O mestre feliz disse:

  • Meu amado filho, você me deu um maravilhoso presente...

Valmor Vieira

Nenhum comentário: